Acaji
A Acaji
Entidade aproxima crianças e jovens da educação, cultura e cidadania
Acaji iniciou suas atividades ligada a uma outra associação comunitária conveniada à Ação Comunitária, o Grupo Unido pela Reintegração Infantil (Guri). Assim, começou a luta por melhorias no bairro, como asfalto, transporte coletivo, saneamento e luz para a população, ampliando posteriormente o trabalho, na assistência às famílias pobres e a organização de salas de estudos para adultos e crianças. Em 1997, firmou convênio com a Ação Comunitária, desenvolvendo uma turma de Sondagem de Aptidões, para crianças e adolescentes de sete a 14 anos, e cursos para mulheres, como corte e costura, manicure, depilação e culinária. Em 1999, se desligou do Guri. Mas, apenas em 2003 se formalizou como Associação à Criança, ao Adolescente e Jovem do Icaraí, incentivada pelo Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Ação Comunitária, que fez com que a diretoria da associação identificasse essa necessidade e passasse a buscar os meios para conseguir sua identidade jurídica, o constante fortalecimento de sua inserção social, trazendo mais benefícios aos moradores da região. A diretoria é composta por Edivaldo José Messias (presidente); Joaquim de Oliveira Araújo (vice-presidente); Juliana da Silva Fonseca (secretária); Eduardo Souza Messias (tesoureiro). Esses líderes são pessoas moradoras do bairro, que dedicam parte de seu tempo às atividades da Associação, participaram da definição da planta e de todo o acompanhamento da obra e suas demandas.
No dia 10 de agosto, a entidade Ação Comunitária e o Instituto Camargo Corrêa inauguraram, na zona Sul de São Paulo, a nova sede da Associação à Criança, ao Adolescente e Jovem do Icaraí (Acaji), que proporcionará à população do bairro um novo espaço de educação, participação, cultura e cidadania.
O novo prédio tem quatro salas de aula, sala de recreação, refeitório, banheiros masculinos e femininos, área administrativa, depósito, e um amplo espaço para atividades ao ar livre. Os programas sócio-educacionais oferecidos no Acaji beneficiam, atualmente, cem crianças e adolescentes.
As obras, iniciadas em setembro de 2004, fazem parte da iniciativa da Ação Comunitária de oferecer uma alternativa de investimento social, além de incentivar empresas-cidadãs a transformarem os espaços físicos das associações de bairro em lugares adequados e motivadores, que permitem a melhora na qualidade e a ampliação do atendimento às crianças, adolescentes e jovens da periferia de São Paulo.
Até então, a Acaji desenvolvia os programas sócio-educacionais em duas casas alugadas que apresentavam problemas de iluminação, de ventilação e no tamanho das salas.
"Após visitar outras unidades construídas e reformadas, com as atividades educacionais em andamento, percebemos que esta seria uma boa oportunidade de apoiar uma organização que conta com o apoio técnico da Ação Comunitária, que zela pela qualidade dos serviços oferecidos às comunidades", explica Melissa Porto Pimentel, superintendente do Instituto Camargo Corrêa.
Fundada oficialmente em 1999, a Acaji oferece atualmente à população do Jardim Icaraí Educação Infantil para crianças de três a seis anos, com o Programa Primeiras Letras, organizadas em três turmas que reúnem cerca de 60 alunos, além de duas turmas de educação complementar para crianças e adolescentes de sete a 14 anos, com o Programa Crê-Ser, que contam com 40 alunos.
"Agora, a Acaji terá sua atuação fortalecida na comunidade e maior capacidade de atendimento às demandas dos moradores por outros serviços também", conta Celso Freitas, superintendente da Ação Comunitária. A ampliação das turmas deve ocorrer em 2006, de acordo com o planejamento da associação.
Fonte: Pauta social.
Lucas: "fiz o curso PPT nessa associação,foi muito bom pra mim esse curso.Recomendo para todos jovens que querem entrar no mercado de trabalho".